domingo, 10 de outubro de 2010

TROPA DE ELITE 2



"VIVA O BRASIL,
ONDE O ANO INTEIRO
É PRIMEIRO DE ABRIL!!!"

(Millôr Fernandes)

"Fui assistir Tropa de Elite 2 porque adoro o Wagner Moura.
Porque adorei o primeiro filme.
Adorei conhecer o cotidiano daqueles policiais, que sinceramente, na minha opinião, são mais malucos do que os bandidos.
(Porque pra mim, subir morro debaixo de uma enxurrada de balas que podem explodir os seus miolos em mil pedacinhos, ganhando um salário de merda, só pode ser coisa de gente insana, mas de gente de coragem.)
Mas agora, acabei de chegar do cinema, e estou com a impressão de que o primeiro BOPE, foi só um aperitivo. O segundo filme colocou, profudamente, o dedo na ferida.
Levantou o tapete pra esfregar na nossa cara, aquele sujeira escondida debaixo dele. Aquela sujeira que a gente sempre soube que estava lá, mas que não tinha noção que era tão podre.
E nessas horas, dá vergonha e tristeza do Brasil ser um país tão despretensioso, tão festeiro, tão despreocupado, tão conformista.
Tive plena certeza que os 1.300.000 votos para o Tiririca não foram um sinal de protesto do povo, mas sim, um sinal de extrema burrice e despreparo do eleitor.
Ver que é nossa a culpa de polícia-política-crime serem coisas tão próximas, me envergonha. Fiquei em dúvida se votei correto nas últimas eleições.
Agora o Coronel Nascimento, personagem do Wagner Moura, tenta nadar contra um tsunami.
E isso não é nada fácil.
Praticamente impossível!!!
Apesar de ser uma obra de (quase) ficção, Tropa de Elite 2, choca.
Não choca pelos tiros, mortes e violência, que comove, mas que a gente vê todo dia na rua.
Choca por mostrar que a coisa é muito maior do que a gente imagina.
Choca por saber que isso só pode ser mudado através das urnas.
E que as urnas, através de 1.300.000 votos, elegeram o Tiririca, o deputado mais votado do Brasil.
Isso sim, é preocupante!!!


NOTA: Super recomendado o filme. Não só porque o Wagner Moura é um super (e charmosíssimo ator), mas porque serve para refletirmos sobre as nossas atitudes como cidadãos, como eleitores, como brasileiros.

2 comentários:

Não me perder em minha vida disse...

Boa leitura do filme

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

Gostei do seu comentário e do blog todo! E por isso resolvi te indicar para um selo. Passa lá no meu blog. Grande Abraço!