segunda-feira, 22 de junho de 2009

A DOR É INEVITÁVEL. O SOFRIMENTO OPCIONAL.." (Drummond)



"DEUS NÃO PODE ESTAR EM TODOS OS LUGARES, POR ISSO ELE FEZ AS MÃES!!"
(DITADO JUDAÍCO)


"Hoje a minha solidão, vai falar das mães. Mais especificamente da minha!!!!
Mas vocês devem estar se perguntando o q solidão tem a ver com mãe ???
Quem tem a sua ao lado, provavelmente não entende mesmo...Mas quem já teve a dor de perdê-la, sabe exatamente do que eu estou falando!
Há dois anos e meio, perdi a minha, vítima de um problema no pâncreas...Coisa rápida, em menos de uma semana, internou-se e faleceu. Juro que não acreditava que isso pudesse acontecer.Como muitos, eu também achava que a minha mãe não morreria NUNCA. Então, quando eu recebi a notícia, demorou um tempão até cair a ficha. Achava que a qualquer momento , ela iria abrir o portão e chegar dando risada ou me dando alguma bronca por que eu não tinha almoçado direito. Isso não aconteceu!! Mas quando a poeira começou a baixar e o meu sofrimento começou a diminuir, percebi que nos seus últimos anos, minha mãe , me preparou para enfrentar a vida sozinha. Explico:
Cinco anos antes da sua morte, minha mãe separou-se do meu pai e mudou para uma cidade no interior de SP, há cerca de 7 ou 8 horas de viagem de ônibus. Aquilo pra mim, foi a morte!! Fora a separação, que me deixou a beira da depressão, e as coisas práticas (eu com 24,25 anos, não sabia fritar um ovo ou lavar roupa)que eu tive que aprender, ainda tinha a saudade do colinho. Me sentia a mais solitária e a mais abandonada das criaturas. Era horrível, chegar em casa e não sentir o cheirinho de comida no fogão, não ter alguém para eu deitar no colo, comentar o meu dia ou fazer um comentário sobre a novela. Meu pai estava lá, mas os homens não entendem nada de novela!! (Ou melhor, não entendiam, porque o meu pai hoje é craque..segue todos os capítulos..kkk)...
E as minhas coisas mais profundas, só a minha mãe sabia. Só ela poderia entender, dar o conselho correto. Mas ela estava a quilômetros de casa, só com um celular, para o qual eu sempre ligava quando sentia saudades ou quando tinha alguma dúvida culinária (Não à toa, minhas contas telefônicas nessa época, eram exorbitantes!!!). Mas e o colinho ??? Por mais tecnologia que exista, nenhuma máquina ou fios de fibra ótica, nunca vão conseguir transmitir o calor de um abraço.
Convivi com essa falta por muito tempo, dando topadas, falando sozinha em frente a TV pra xingar o vilão da novela, queimando e cortando os dedos na cozinha...Me sentindo sozinha e abandonada...Cheguei a dizer, na época, o absurdo de que eu era orfã de mãe viva!!
Mas hoje, sei que foi esse período da minha vida, que me transformou no que eu sou hoje. Minha mãe despertou a mulher que eu não sabia que existia em mim. Forte, corajosa, independente, capaz de resolver seus problemas sozinhas e de enfrentar o fogão e a máquina de lavar com certa categoria.
Hoje não tenho o abraço quentinho, a voz mansa me dando conselhos, o cafuné quando eu tô triste..Não tenho nada disso fisicamente...Mas minha mãe plantou a sua sementinha no meu coração, durante todos os anos que ela esteve comigo. Ela sabia que essa semente um dia germinaria e o seu legado não morreria nunca! Do meu coração ela está sempre a me mandar conselhos,carinhos e até puxões de orelha quando eu preciso. A minha leoa não fica mais saltando a minha frente, rugindo, pra me defender dos perigos. Ela me ensinou como rugir, para quando ela não estivesse por perto!!! Deixou-me a beira da solidão, para que eu nunca mais me sentisse sozinha!!
Obrigada mãe, por eu ser quem eu sou!! Eu te amo..Sempre!!! (Flores pra você!!!)

Nenhum comentário: