domingo, 28 de junho de 2009

GENTILEZA GERA GENTILEZA, AMOR!!!!




A NATUREZA NÃO VENDE TERRA,
A NATUREZA NÃO COBRA PRA DAR ALIMENTAÇÃO PARA NÓS.
ESSE DIA LINDO,
ESSA LUZ QUE ESTÁ EM CIMA DE NÓS, A NOSSA VIDA,
OU SEJA, VEM DO MUNDO, É DE GRAÇA,
É DEUS NOSSO PAI QUE DÁ.
AGORA O CAPETA DO HOMEM QUE É O CAPITALISMO, É QUE VENDE TUDO, DESTRÓI TUDO,
DESTRUINDO A PRÓPRIA HUMANIDADE.


(José Datrino, o Profeta Gentileza )


Já tem uns dias que eu ando intrigada com uma figura que vi na novela Caminho das Índias, da Rede Globo. O ator Paulo José, como um profeta, barbudo, vestido com uma enorme túnica branca , distribuindo flores e "gentilezas" aos personagens, dizendo que "GENTILEZA GERA GENTILEZA...". Só que logo desencanei...Mas, depois, ouvindo um CD do Grupo Teatro Mágico, vi a tal frase em uma música e fiquei curiosa mais uma vez. Daí, não teve jeito...Resolvi pesquisar na internet a história daquele homem, que realmente existiu...Não era só um personagem de novela!!

O Profeta Gentileza (José Datrino), foi uma figura bastante popular na cidade do Rio de Janeiro. Nasceu no interior de SP e passou a ter premonições, sobre sua missão aqui na Terra. Claro que foi declarado como maluco pela família...
(O mundo está tão cheios de valores deturpados, que sempre classifica como loucos aqueles que tem bons propósitos e grandeza na alma...Cadê que acham loucos aquelas figuras que estão lá dentro do Congresso, fazendo desatinos, dia após dia ás nossas custas ?? Mas pensando bem, loucos somos nós, que votamos neles!!!).
Voltando ao profeta, um dia, ele largou tudo, ao saber de um incêndio em um circo da cidade, onde morreram 500 pessoas (na grande maioria, crianças). Ele simplesmente mudou-se para o lugar da tragédia depois disso e plantou centenas de flores sobre as cinzas e fez questão de confortar as famílias das vítimas.
Largou o seus propósitos pessoais e foi ajudar o próximo...Acho que a grande maioria das pessoas de hoje não fariam isso!! Mas ele fez!! E caiu no mundo!!
Pintou dezenas de painéis nas pilastras do Viaduto do Caju no RJ (total de 56 painéis), desde o cemitério do Caju até a rodoviária Novo Rio, com frases sobre amor, gentileza, agradecimento e críticas ao sistema capitalista (derivado de Capeta, segundo ele). Andou por todo o Rio, com placas com mensagens positivas penduradas ao pescoço e dizendo aos que o chamavam de maluco, a seguinte frase : "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".

Às vezes, acho que existem seres humanos que só vem aqui pra nos dar gotas de coisas boas, em um mundo onde , como disse antes, tem os valores todos trocados. Até hoje, o legado do Profeta Gentileza é lembrado pelos cariocas que passam pelas pilastras e lembram do maluco beleza, que sabia, que a gentileza e o agradecimento á Deus e a vida podem fazer muito pela nossa alma!!! Acho que essa lição, deve ser seguida por nós...Acho que vai melhorar pra caramba o nosso dia á dia...Bom, pelo menos não custa tentar!!!

Sei que esse assunto todo, não tem nada a ver com o intuito do blog...
MAS UMA PITADA DE GENTILEZA, NÃO FAZ MAL À NINGUÉM!!!
Beijo!!!

OBS.: Taí...vou começar a falar de outros assuntos, pra vocês verem como nos meus momentos mais solitários, eu aprendo e produzo muuuuuuuita coisa...KKKKKK!!!!
E estou deixando links pra quem se interessar em conhecer mais da história do Profeta Gentileza.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Profeta_Gentileza
http://www.riocomgentileza.com.br/
http://oimpressionista.wordpress.com/museu-virtual-gentileza/

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pela visita! Muito bom saber que tem gente que se identifica com a gente, né? Beijos!

Unknown disse...

GENTILEZA
(Marisa Monte)

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca

Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza

Por isso eu pergunto
À você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria

O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o Profeta

*Acho que vc vai gostar de ouvir essa música!
Bjos!

By Lia