sábado, 3 de abril de 2010

A VERDADE NUA E CRUA....



"OS HOMENS TROPEÇAM POR VEZES NA VERDADE,
MAS A MAIOR PARTE DELES SE LEVANTA E
CONTINUA DEPRESSA O SEU CAMINHO,
COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO."

(Winston Churchill)


Assisti um filme que comprei há séculos e ainda não havia assistido.
A verdade nua e crua, com Gerard Butler (A-DO-ROOOOOO!!!) e Katherine Heigl, é uma comédia romântica (MULHERES!!!!), onde ela é uma produtora de tevê toda refinada e recatada, super preocupada com a sua reputação e com o que vão pensar dela. E ele, um apresentador desbocado que não consegue deixar de falar 10 palavrões em cada frase que diz e fala para quem quiser ouvir, coisas que ele acredita serem verdades. Coisas do tipo: "Homens não se importam se você é culta e inteligente. Eles se importam realmente se você é gostosa e tem um belo par de seios. Então esqueça a escola! Vá à academia!"
E ambos acabam tendo que trabalhar juntos no mesmo programa de tevê.
Então, imaginem a confusão.
Bem, não vou contar o final do filme, porque quem quiser assisti-lo vai adorar e dar muitas gargalhadas. Recomendo!
Mas dei essa volta toda para falar sobre a verdade.
Todo mundo diz que prefere e que sempre gosta de ouvir a verdade, em qualquer ocasião (Eu sou uma dessas pessoas!).
Mas será que todas as pessoas tem estrutura suficiente para ouvir verdades ???
Sempre ouvi dizer que a verdade dói (minha mãe me dizia isso umas 400 vezes ao dia!) e em muitas vezes, dói MEEEEEESMO. Quase sempre!

Me lembrei de uma situação, onde estava com duas amigas na praia e apareceu um assunto onde começamos a falar sobre os defeitos uma da outra. E eu e uma delas, falamos que a terceira não gostava de ouvir críticas. Foi uma situação HILÁRIA, porque nem terminamos de dizer a frase e ela já levantou o tom de voz e disse:
"Quem não gosta de ouvir críticas? Eu não gosto de ouvir críticas?? Vocês estão loucas!!!"
Caímos na gargalhada instantaneamente. Ela mesma comprovou a nossa teoria, mas não conseguiu admitir até hoje (isso aconteceu há pelo menos uns 4 anos) que não gosta de ser criticada.

Confesso que já ouvi muitas verdades que me machucaram.
Tem coisas que é difícil da gente engolir.
Desde um simples "Nossa, hoje você está com a cara PÉEEEESSIMA!" até o cúmulo "Desculpe, mas dormi com a sua amiga!" vindo do seu namorado, faz a alma doer até o última espetada.
Não é legal ouvir que seu namorado se sente atraído por outras mulheres além de você. Não é legal ouvir que o seu trabalho não está bom e que você terá que refazer. Dói e não é pouco, não!!!
Mas, dizendo uma frase pra lá de manjada, prefiro uma verdade que me magoe do que uma mentira que me iluda. E não pela mentira em si. Mas sim pela pessoa que a conta.
Sinto raiva quase que esganadora de uma pessoa que mente pra mim.
Não estou falando de mentirinhas bobas e cotidianas, afinal, ninguém está livre de soltar uma lorotazinha diária!
(Tem ocasiões que prefiro usar aquela teoria "Você finge que me engana, que eu finjo que acredito!" e nada mais.)
Estou falando das mentiras que machucam. Aquelas que fazem com que a gente perca a confiança no outro.
Acho esse o principal elemento de qualquer relação: confiança! Seguida pela lealdade.
Dou muito mais valor à alguém que, por mais que saiba que vai me magoar, me fale sem rodeios o que pensa e o que fez, do que aquela pessoa que tenta me fazer de boba.
Costumo dizer sempre que se vai mentir pra mim, mente direito, porque se eu descobrir....AHHHHHHHHHHHHHHHH...MINHA VINGANÇA SERÁ MALIGNA..KKKKKK
Mas falando sério, prefiro uma pessoa leal à mim do que uma pessoa legal comigo.
Uma mentira descoberta uma vez, mina para sempre a confiança no outro.
Dá um trabalho danado remendar um buraco causado por mentiras.
Confesso que já colei cristais quebrados...
Mas foi difícil, porque tenho certeza que algum caquinho ficou perdido por aí...
E como não somos perfeitos, sei que uma hora, um desses caquinhos vai me furar o pé...Para isso não acontecer é preciso passar uma boa vassoura na história pra evitar acusações futuras. Mas tem que ser um comprometimento de todas as partes envolvidas na situação. Senão, o caldo vai entornar, mais cedo ou mais tarde.

Não sou perfeita e também conto minhas mentirinhas por aí (hihihi!). Mas não me dou o direito de magoar ninguém. Há verdades que são difíceis até de serem ditas.
Mas não há nada melhor do que ser honesta comigo mesma e estar com a minha consciência um pouco menos culpada. Porque eu quando menti e ao ser descoberta, vi que magoei alguém por isso, tive que aturar duas culpas: a de ter feito algo que magoa outra pessoa e ter mentido á ela.
(Fora aturar a incompetência de ser uma mentirosa de araque..kkkkkk)
Sei que muitos vão dizer: "Ah, mas muitas vezes, essas mentiras são para proteger, para não magoar..."
OK!!!! Nessas situações, até pode haver boas intenções...
Mas de boas intenções, o inferno está cheio!!!!!!!


"COMERCIAL DA CERVEJA KAISER SOBRE SINCERIDADE.
(SINCERIDADE DESSE TIPO, A GENTE DISPENSA...KKKKK!"


Um comentário:

Aline A. disse...

Minina! Assisti esse filme semana passada, num dos raros momentos de lazer que tive... e tenho que admitir, chorei de tanto rir!
No começo logo falei: "ou ele leva ela pra 'perdição' ou ela leva ele pro mosteiro!" Dito e feito, ficaram juntos e perdidamente apaixonados!!! A frase final dela sobre se ele é bom mesmo (Aby: você nunca vai saber!) é o ponto final de um filme maravilhoso, divertido e atual, apesar do vocabulário um pouco restrito aos palavrões que ele usa. Mas, sobretudo, vale a pena assistir e rir mto dessas situações cômicas e rotineiras! hahahahahaha
Boa Páscoa!
Bjs